terça-feira, 11 de setembro de 2012

Missão de vida: levar a música erudita para todos!


"Fernanda !!!! Você é uma querida, tenho muito que agradecer a vocês e ao maravilhoso YES WEDDING, vocês fazem parte da minha carreira sabiam ?" Renato Misiuk


O maestro Renato Misiuk começou a estudar música no Teatro Municipal de São Paulo aos 14 anos. Pupilo do professor de orquestra Aroldo Paladino, com quem tinha aulas gratuitas, já que Renato era proveniente de família humilde, não tinha dinheiro para pagar as aulas de música clássica. 

Após 10 anos de estudo, se tornou parte da Orquestra Sinfônica de São Paulo, na qual permaneceu por 16 anos. Desenvolveu um pouco mais de suas habilidades e teve o prazer de tocar ao lado do professor na mesma orquestra, sentando ao seu lado como músico. 

Durante sua carreira de músico instrumental, acompanhou  três tenores: Luciano Pavarotti, José Carreras e Plácido Domingo; os balés de Kirov e Bolshoi. Conduzir uma orquestra não é fácil, pois são 120 pessoas sob sua direção, seguindo o tempo exato e interpretação do maestro. 

Os melhores maestros brasileiros na opinião de Renato foram os que ele trabalhou: Eleazar de Carvalho e Isaac Karabtchevsky e dois estrangeiros: Zubin Mehta e Lorin Maazel. Não estudou muito para a carreira de maestro, onde o consideramos auto-didata, pois aprendeu no dia-a-dia de todos esses anos como músico na OSESP, assimilando um pouco de cada um dos maestros que lá marcaram presença, além de ter tido algumas aulas com o maestro Roberto Tiribiçá. 

Aprende até hoje todos os dias com cada concerto. Teve o privilégio e a honra de atuar nos melhores locais, onde poucos músicos e maestros puderam até hoje, dentre eles: Sala SP, Teatro de São Pedro, Memorial da América Latina, Citibank Hall, Credicard Hall, Teatro Carlos Gomes de Blumenau, nos pés da estátua do Cristo Redentor (grande destaque em sua carreira).

Sua missão é trazer a música clássica para o todos não só para a elite, torná-la mais acessível e tirar esse estereótipo. A música clássica é presente na cidade de São Paulo, há muitos teatros, então não há desculpas para não prestigiar. Ele diz que a cidade tem no mínimo 10 orquestras profissionais mais algumas amadoras com programações que valem a pena conferir. A música clássica e seus estudos tem crescido muito nos últimos anos. 

“Conduzir uma orquestra de uma música que foi composta há mais de 200 anos atrás é uma enorme responsabilidade. Significa compartilhar nossa interpretação da música com outros músicos que irão tocar para a plateia. União de talentos incrível”.

Confira o vídeo AQUI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos adorar ter a sua opinião e participação. Deixe o seu comentário e obrigada pela visita. Um abraço carinhoso da equipe YES WEDDING!